sexta-feira, abril 21, 2006

Dica Literária I

É verdade! Agora vou-me dar ao desplante de aconselhar livros, músicas, filmes e outros itens de interesse cultural ao meu povão! Não se pense que agora sou algum pseudo discípulo de um qualquer Eduardo Prado Coelho ou Eduardo Cintra Torres, nada disso. É só para que não restem dúvidas que este meu Ego ainda tem muito para crescer, e enquanto certas e determinadas pessoas (não és tu Soci) me fizerem o favor só espero corresponder. A minha lata é de tal maneira grande que para começar vou aconselhar um livro que eu próprio nunca li.
Então a primeira Dica Literária do IMPERIVM é "O Engenhoso Fidalgo D. Quixote de La Mancha", do espanhol Miguel Cervantes. Em traços gerais, a história é conhecida de todos: D. Quixote, um fidalgo de idade avançada, enlouquecido por ler demasiados romances de amor, resolve partir Espanha fora montado no seu cavalo Rocinante, em busca da sua amada Dulcineia, lutando contra moinhos imaginando gigantes e dragões, e sempre seguido pelo seu fiel pajem Sancho Pança, iletrado mas um poço de sabedoria popular, e mais astuto que o seu carácter de comilão deixaria adivinhar.
Ora se querem saber o resto da história não façam como eu, leiam o livro.
Acho que este é um conselho útil, até para mim próprio, já que volta e meia brotam à minha volta quem nem cogumelos uma cambada de D. Quixotes montados em cavalos de pau e brandindo espadas de madeira na minha direcção como se eu tivesse raptado a sua Dulcineia ou invadido o seu feudo e ocupado o seu castelo de cartas... enfim, temos pena, mete gelo! AVÉ!

1 comentário:

Anónimo disse...

filme muito bom! mesmo recomendavel