terça-feira, novembro 15, 2005

Ready, set... go!

Mas quais Obikwelus quais Carlos Lopes!!! Aqui o "Je", daqui por uns 71 anos tá de certezinha com melhores tempos, mais rápido e mais veloz que esses dois! Até lá é só ir treinando todos os dias como estou a fazer.
É verdade, apanhei o "bichinho" da corrida! Depois de anos com a mais simples maneira de exercício recalcada e muito, algures no meu inconsciente, eis que de um dia para o outro salta cá para fora com uma força nunca vista! Não quer isto dizer que desate a correr maratonas à maluca e passe 25 horas por dia de sapatilhas nos pés (sapatilhas, que palavrão, sempre lhe chamei ténis mas pelos vistos estava errado, ténis só mesmo o desporto!). Isso seria de todo impossível, não por causa da saudável alimentação que eu levo por exemplo, mas mais por problemas de agenda. Adiante, serve o presente para informar todos aqueles que ainda não se aperceberam do seguinte: DESPORTO FAZ BEM À SAÚDE! Perceberam? Correr, andar de bike, andar, caminhar, jogar ténis, golfe (sim, golfe, fui eu que disse, sem comentários ok?), nadar, "fazer o amor", etc... são "N" as possibilidades. No fim do dia dorme-se melhor pois os músculos estão mais relaxados, mesmo que pareçam mais tensos, e fizémos uma espécie de co-incineração ao nosso metabolismo que juntamente com água mandou cá para fora uma belas merdas que a gente come e respira neste nosso dia-a-dia saudável! Porque é que pensam que sempre que dão uma dá vontade de dormir logo a seguir? Ah pois é... as hormonas é que sabem, a seguir a um belo bocado de exercício vem logo o merecido descanso!
Saído então das aulas, e depois do lanche batido e digerido, preparo o quarto de hora mais saudável do meu dia-a-dia: calçãozinho, t-shirt (neste dias um pólo de Polartec também ajuda), calço os meus Nike Free, unanimemente considerados os ténis mais horríveis jamais fabricados, limpo a tromba com Rhinomer, boto o penso que já foi da moda à João Pinto e lá vai ele cheio de "siguêra"! Depois do devido aquecimento de articulações e músculos lá vou eu. Ora acontece que moro num local privilegiado, onde o ar puro se mistura com o monóxido de carbono dos escapes, com o cheiro a merda dos cães que vão para ali ser passeados, com o cheiro a cimento das obras ali ao pé; há de tudo, portanto! Hoje, corri com particular vontade. Um dos desafios que coloco a mim mesmo quando corro sozinho é o de controlar o "fluxo" de pensamentos, pois se pensarmos nas mesmas coisas que pensaríamos senão estivéssemos a correr acabaríamos por não retirar nenhum proveito daquele pouco tempo. Ora hoje não pude deixar de ser levado pelos meus pensamentos, igualmente como pelas minhas pernas; numa noite acabada de começar, a Lua, cheia, ainda ia baixa, dando a sensação que ainda estávamos no "lusco-fusco"; o ar frio, quase gelado, seca-nos a pele, limita-nos os movimentos e tolda-nos o pensamento, ritmado pelo chlap chlap dos pés no alcatrão molhado da chuva da véspera. No entanto, ali ia eu, cheio de vontade, a pensar no bem que aquilo me estava a fazer. E assim dei 3 voltinhas à urbanização, gastando 13 minutos e qualquer coisa, acabando com um sprint em que as pernas me gritavam "Não dá mais!!" e os pulmões pareciam matéria incandescente à espera de um rastilho para rebentarem! Subi as escadas a arfar que nem um cão no deserto e beberiquei "água azul" para rehidratar e repôr sais minerais. A fome aparece mais cedo e o jantar é engolido com apetite voraz... o sono aparece de mansinho e depois de bocejar umas quantas vezes a escrever estas linhas preparo um "Ready, set... go!" caminho da cama!

3 comentários:

ana sara disse...

Tu, a correr?
Ao menos conseguiste mudar de opinião.
Sabe bem, não é?

Roma disse...

Não mudei de opinião... frita-me a falta de objectivo e como tal, limitei-me a definir um! Tudo à base do crono amiga! Quando começar a ressacar de recordes irei concerteza desmotivar para o recomeço me dar alguma motivação!

Anónimo disse...

Hoje resolvi vir ler o blog e, apesar de todos os textos serem fantásticos, detive-me neste q me fez rir a bandeiras despregadas! Já reparei q afinal o sr. Roma tem as suas preocupações. E eu q pensava q era só sorrisos, piadas e toiros...redondo engano! Estes textos profundos e honestos, mas tambem leves e divertidos, revelam que a vida não é só "boa vida", para ninguém. Mas é bom saber q o sr. Roma passa por cima triunfante e de cabeça erguida...bom, se calhar já me estou a alongar demais, quando tudo o que queria dizer era que no meio de tantos exemplos desportivos faltava o rugby! É chato, só... Um abraço do preto mais "menino bem"