terça-feira, novembro 22, 2005

Pai Nosso? Ó meus amigoszz-uz-uzz...

Uiui... nem sei por onde hei de começar! Não sei como explicar coisas dificeis sem ferir susceptilidades. Mais lá mais à frente tento "ensinar-vos" como se deve ler este post que se adivinha bastante extenso. Hoje, ao contrário de qualquer pessoa normal tive um dia bastante preenchido das mais variadas formas. Levantei-me duma noite em que não dormi, rabugento, ansioso mas temerário para a tempestade que aí vinha, e não me estou a referir à chuva. Tempestade essa que alguém descuidadamente fez num copo de água e eu, do alto de toda a minha condescendência tive que demonstrar o seu despropósito. (NOTA: Mary, eu sei que pareço "aquele" nosso amigo a falar mas a culpa é de quem sem se aperceber me faz explodir o Ego) Ora fazer isto sem aleijar ninguém é deveras complicado. Claro que quem não está habituado corre riscos desnecessários num gesto tão altruísta como estupidamente fútil e irresponsável que se torna no mais egoísta e incoerente para "salvar" ou "poupar" o que não se vergou a intempéries dignas do Adamastor. Louvo-lhes a intenção tanto como lhes recrimino o resultado. Temos pena, metam gelo...
Não me considero uma alma iluminada, mas numa das mais longas e espero que produtivas conversas que tive na minha vida, que não foi um monólogo por muito pouco (não me olhes assim moire :/ ) tentei, em vez de me ofender com o insulto à minha inteligência, fazer ver de uma forma tão clara quanto complexa. os princípios pelos quais tento reger as minhas atitudes, a minha vida.
Isto está a alongar-se e vocês não percebem nada, que me desculpem antes dos outros a Ana Sá e a Ivone, fiéis "descodificadoras" do meu discurso cheio de "enredos" e "muitas vírgulas" (descrição delas).
Eu devia ter realçado no princípio que embora toda a gente possa ler este post, este é mais direccionado para aqueles que comigo convivem todos os dias e pensam, ou pensam que pensam, que conhecem a minha maneira de reagir às adversidades. Infelizmente para esses, que não são poucos e a quem não peço desculpa por considerar fracos de espírito escondidos na sua cobardia e vergonha (espero que não esteja a ser demasiado cáustico como tanto gosto) a minha blindagem construída à base das tais adversidades que rezo não calhe a nenhum deles frusta as suas expectativas. Mais uma vez; temos pena, metam gelo...
Oscar Wilde disse "Quem não sabe sorrir connosco, não sabe sofrer connosco.", e eu não podia não só "desconcordar" mais, como violar o dito alterando os predicados. Cheio está o mundo de risos hipócritas. O que sofre a nosso lado, esse sim sabemos que sorri genuimante connosco e não de nós. Sorrisos estou eu a ver na cara de muitos que leiam isto, uns de divertimento, outros de condescendência "paternal" e outros de escárnio, estes últimos os que mais me irão realizar.
Passemos então à tal abordagem que vos referi ao princípio que espero vos esclareça melhor: espero primeiro que tudo, que todos quantos leiam e não fiquem indiferentes a este texto se manifestem através dum comment devidamente identificado, pois a esses, digo-lhes desde já e metaforicamente falando através de uns quantos ditados e provérbios que: "A carapuça só serve a quem a enfia". Sabendo quem vai ler isto, desafio esses que do alto da sua pose se julgam donos do saber e da justiça, esquecendo-se que a senhora é cega, a pararem de "Fugir com o rabo à seringa". Para esses, lembro ainda aos mais esquecidos que: "Tapar o Sol com a peneira" não dá resultado, que "Mais depressa se apanha um mentiroso que um côxo" (às vezes antes sequer de ele abrir a boca) , que "Quem tem telhados de vidro não atire pedras ao ar" (quanto mais às lindas telhas de barro do vizinho) e que "Pau que nasce torto mija fora da bacia" (e para o bem de uma pessoa não disse jamais se endireita). Para acabar de vos chatear meus caros, só vos quero que saibam que no fim disto tudo e tal como Pôncio Pilatos eu "Lavo as minhas mãos".
O que realmente me preocupa meus amigos, é o facto de parecer que vocês não sabem que "Não se ensina o Pai Nosso a quem sabe a Avé Maria"...
PS: Disse eu no início que não sabia como explicar determinadas coisas sem ferir susceptilidades. Temo que nem duma maneira nem de outra mas se ferir alguma, deculpem lá mas já valeu a pena!

7 comentários:

Roma disse...

Ok, podemos então fumar um cigarrinho?? ;) Não se trata de inteligência amigo, sensibilidade, objectividade e uma beka de imaginação!Bejinhos carneiro!

Anónimo disse...

Puto, aqui vai o meu comment devidamente identificado. Se houve uma coisa que aprendi aqui no Brasil foi "não entendi PORRA nenhuma" e isso resume um sentimento. O outro é a nostalgia que não pode ser resumida e só nós a sabemos como sentimos (se te atinge a ti ou a alguém que isto leia é porque de facto fiz alguma diferença). Como sempre fui sincero contigo sou-o mais uma vez: és um grande amigo e com TODOS os defeitos ou não também me identifico muito contigo, quanto mais não fosse pelo gosto desmesurado por café (é inacreditável que no maior exportador de café do Mundo não se consiga beber um expresso de qualidade - a falta de misturas de colheitas melhora, mas os Brasileiros acham que não - o que contradiz a "genética" deste povo; enfim, talvez o deles seja o genuíno e aquele do qual eu deveria mesmo gostar, ou então não :O)).

Roma disse...

É bom, saber caríssimo! Afinal, e como diz uma outra amiga que está longe, por vezes esses são os que estão mais perto! Mesmo cá, Delta é Delta e eu só bebo Buondi, Nicola e outras misérias, raios partam os Al-garbios! Infelizmente a excepção torna-se regra e tanto tu como o Sammy não precisavam sequer de "enfiar a carapuça", passaram com distinção! Abraço

Anónimo disse...

Aqui vai um excerto de Oscar Wilde que eu acho que vais gostar:
"You must have a cigarette. A cigarette is the perfect type of a perfect pleasure. It is exquite, and it leaves one unsatisfied. What more can one want?" (the picture of dorian gray)
Também não concordas com isto???
Um grande abraço

Roma disse...

Ehpá, eu sou mais Hemingway, havanos e tal! Esse gajo parece-me que fumava SG Turbo! Se passava uma fase Gigante como tou a passar agora deixava-se dessas merdas! Obrigado amigão, dá um bejo ao Ronaldinho por mim!

Anónimo disse...

Amigo...no meu conceito é para todas as horas...aconselha, avisa,mas dps não aponta o dedinho...apontar é feio!!!Acolhe...mima ( se necessário)!!!
Só p te dizer, AMIGO, k estou aki!!!
P.S. Amigo tb apanha umas "buderas" e dança em cima de colunas...loll

Roma disse...

Aponta sim querida Mary! Apontar é preciso, e uma das características dos verdadeiros amigos! Eu sei que estás aí tal como o caríssimo Danny, nem mais: para todas as horas! As ocasiões, como diz o ditado, calham demasiado bem! Quanto a dançar em cima das colunas havemos de falar (ou dançar)...