segunda-feira, dezembro 26, 2005

O gordo de vermelho já lá vai...

Mais um Natal já lá vai. A árvore e o presépio ainda lá estão mas a atitude e o espírito (se é que realmente existe) esvai-se no momento em que se rasga o último embrulho.
O meu Natal não teve grandes novidades em relação aos últimos. Missa do Galo às 00:00, um telefonema aos amigos mais chegados, este ano só tive possibilidades (leia-se tempo e disponiblidade do outro lado da linha) de falar pessoalmente com 3, com os quais espero falar todos os Natais e que este ano mais que nunca mereceram este "privilégio". Preparar a Ceia, abrir as prendinhas e cear na companhia das duas pessoas mais importantes da minha vida: a minha mãe e o meu irmão.
Para variar um bocadinho, recebi mais que aquilo que pedi, e nada daquilo que pedi (pelo menos em termos materiais). A minha mãe, que já me tinha dado uma bela prenda "dupla" pelo aniversário, resolveu gozar comigo e ofereceu-me uma Vespa... não exactamente à escala que eu desejava mas pronto, não se pode ter tudo e eu não lhe posso pedir mais que aquilo que ela me dá todos os dias. Além disso agora já tenho uma referência de como quererei a verdadeira e para onde olhar para sonhar com a verdadeira... O meu mano, esse, excedeu-se para além dos habituais DVD's e livros e supreendeu-me verdadeiramente: um voucher para o Rock in Rio, o tal festival que eu disse que jamais daria tanto guito por um dia inteiro de concertos nem que fossem com Mozarts, Mercurys e Morrisons em pessoa! Chegou a hora de dizer que se por essa altura estiver vivo e de saúde "EU VOU!"
Agora a parte menos bonita com que eu poluo o meu cantinho mas tão honesta e verdadeira como a parte dos sonhos e sorrisos. Faz hoje um ano, exactamente no dia seguinte ao Natal que a Terra, essa senhora bonita, bondosa e generosa mas também rancorosa e vingativa, segundo os adeptos do Gaya, tirou a vida a nada menos que 270 000 pessoas! Só...
Sentem-se pequeninos? Não? Então não têm consciência do que somos ou noção do lugar que ocupamos neste 3º Calhau a Contar do Sol. Para vos dar um exemplo é mais de metade da população do Alentejo. Mas contrariamente ao meu belo Alentejo, aquela zona do planeta é SÓ a mais densamente habitada. O que também aumentou a catástrofe humanitária. Um ano depois há mais de 2000 corpos por identificar, há destroços "intactos" e centenas de milhares de desalojados/refugiados. Faz-vos pensar? A mim faz. Para quê as guerras? A Natureza quando quer dá conta do recado tão bem... Conceitos como Deus e Justiça tornam-se pouco mais que idéias nebulosas nas mentes de muitos, quando reparamos que gente que pouco tinha perdeu tudo. São esses estranhamente que mais se agarram a esses conceitos dogmáticos, e que nos fazem também não ser tão extremistas no nosso cepticismo, quando vemos um mundo quase inteiro a dar as mãos, a arregaçar as mangas e a levantar "civilizações" inteiras em tempo recorde, numa tentativa de manter tudo inalterado. Pelo meio, obras de homenagem, autênticos muros de lamentações, não nos deixam esquecer a nossa dimensão: pequeninos no tamanho, grandes nas obras, umas formigas no next level.
Enfim, tudo isto só para dizer que espero que todos aqueles que me são queridos tenham passado o Natal que desejaram; para agradecer todas as mensagens e mails que o pessoal me mandou, e que por muito confusos sejam os sentimentos é sempre muito bom saber que nesta noite alguém pensou em mim... portem-se, bejinhos e apalpões como é costume, Boas Festas pelo corpinho e tal...

3 comentários:

ana sara disse...

Mas como é que é possivel alguém não se lembrar de ti... Bj

Roma disse...

Hein? Mas eu não disse que alguém não se lembrou de mim... disse é que é muito bom saber que pelo menos alguém, no caso uma pessoa se lembrou. Claro que nem toda a gente se lembra de toda a gente, nem eu e tento. Mais uma vez fui mal interpretado... não tenho remédio!

Roma disse...

É um dos lados que não faço mesmo questão de esconder, e que as pessoas confundem com caridade. Não o faças, és Engº do Ambiente e vais perceber um dia que tenha tempo para te explicar. Devias era ter dito NOSSO Alentejo ;) até já terramotos temos, que orgulho! Tu e as escalas! É o CAOS rapaz! "Pequenas alterações num sistema complexo originam grandes mudanças..." é quase simples de tão óbvio. Admito que foi uma escolha um bocado triste mas o que queres, foi do que me lembrei. Lamento teres afinal sido o últim em vez do primeiro, não resisti e respondi hoje ainda. Até para o ano, divirtam-se!