sexta-feira, julho 21, 2006

Eles andem naí...

E quem são "eles" perguntam-me. "Eles", ou "ele" até podem ser "elas" ou só uma "ela". O que eu sei é que pertence ao SITEE (Serviço Integrado de Transportes e Estacionamento de Évora) e que têm uma pontaria louvável. Passo a explicar:
Não concordo com o trânsito automóvel dentro das muralhas de uma cidade como Évora, considerada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO, a não ser em casos excepcionais como os residentes e o Hospital do Espírito Santo. Mais: concordo inteiramente que, havendo trânsito automóvel, o estacionamento destes deva ser pago, e bem, de modo a desencorajar os motoristas a levar os seus carros muralhas adentro. O argumento barato e pouco convincente de que não há uma rede de transportes públicos à altura não faz sentido: deixando de haver trânsito automaticamente a eficiência dos transportes públicos aumentaria exponencialmente! Concordando com tudo isto, não quer dizer que, correndo os riscos intrísecos, me disponha a pagar. Logo sou multado. DUAS VEZES DE DUAS POSSÍVEIS!! Funcionará o sistema ou será perseguição?? É completamente consciente disso mesmo que não meto uma única moeda no parquímetro! E que me predisponho a pagar as multas!
É a diferença entre responsabilidade e irresponsabilidade: consciente de que errei chego-me à frente para me penitenciar. Certo, porém, que o mais simples era cortar a possibilidade de errar pela raíz. Mas, "doravante e p'ró futuro", que nunca contem comigo para esse (mau) dever cívico de alimentar o parquímetro, antes sim para apoiar todas e quaisquer acções que sejam reclamar o uso de todos e quaisquer meios de transporte dentro daquelas muralhas excepto carros. AVÉ!

2 comentários:

Anónimo disse...

Deixa-me dizer-te que não percebo muito bem esta tua argumentação...
Então não concordas com o trânsito dentro das muralhas, mas continuas a levar para lá o carro?
Concordas que em havendo trânsito, o estacionamento seja pago, mas tens aversão a parquímetros e não pagas?
E depois ainda ficas todo contente por pagar a multa para te penetenciar do teu erro?
Estranho, muito estranho... E depois ainda dizes que as gaijas é que são complicadas! LOL!

Roma disse...

Caríssima Catarinia:

Primeiro que tudo desculpa o atraso da resposta mas o IMPERIVM tem andado às moscas, só cá tenho vindo limpar o pó e cortar a relva, o que já me valeu algumas queixas. Agora a parte a sério:
Claro que não concordo com o trânsito dentro das muralhas da cidade. Por todas as razões e mais algumas. Porque as próprias ruas não têm condições para ter tanto carro, afinal, Évora não teve o seu 1 de Novembro de 1755 e o seu consequente Sebastião José. Depois porque a cidade ficava mais limpinha, só isso hã? Não confundir com lobbies pseudo-ambientalistas/paneleiróides! Depois; levo o meu carro para lá porque não tenho outro remédio, e uma vez que afinal posso, então há que aproveitar, mas te digo que vivesse eu naquela cidade e seria um típico condutor de fim-de-semana. Além disso practicamente só lá entro para fazer de motorista da minha querida tia que tem 84 anitos e nestes últimos tempos para ir ao Hospital do Espírito Santo, que fica mesmo na "fronteira" das muralhas com o Eixo Norte-Sul lá da terra. Nestas condições logicamente que concordo que o estacionamento seja pago. Eu é que não o pago, pois se sou contra o trânsito!!! Não é coerente??? Depois se sou multado, como cidadão responsável (e ainda está por provar a relação entre irresponsabilidade e ultrapassar carros da BT a 160 km/h na A22) que sou lá terei que pagar as multas. É assim tão complicado???
Já agora, temos que falar! Bejinhos e mais uma vez obrigado, volte sempre!